Ensino bilíngue em JF: Franquia garante aprendizado de inglês

Uptake Idiomas aposta na atualização de seus profissionais e material didático, alinhado ao contexto globalizado, para atender necessidades individuais dos alunos

Aprender inglês no Brasil é desafiador diante da realidade de um país cuja língua oficial é o português. Em se tratando de cidades que não têm turismo forte e, portanto, não traga pessoas de outras nacionalidades, a prática da língua estrangeira é cada vez mais escassa e, por isso, menos absorvida.Neste cenário, investir no método mais adequado para a necessidade de cada um é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem e garante a qualidade do ensino bilíngue em JF.

A franquia juiz-forana Uptake Idiomas conta com a consultora pedagógica e de expansão, Ana Regina Fonseca de Araújo, com cerca de 40 anos de know-how no ensino da língua inglesa. Ela é autoridade no assunto não só em Juiz de Fora, mas no cenário mineiro e nacional, sendo parte integrante do histórico de sucesso da franquia.

Um estudo do British Council, organização internacional sem fins lucrativos, apontou que 10,3% dos jovens, de 18 a 24 anos, dizem saber inglês. Os números causam estranhamento quando consideramos a língua inglesa como imprescindível nos dias atuais. Para mudar o cenário, é preciso mudar a maneira de como se tem aprendido inglês, tendo em vista que é uma língua de comunicação no mundo todo.

Professores na consolidação da língua

Ana Regina Fonseca de Araújo é consultora pedagógica e de expansão (Foto: Divulgação)

Dessa forma, há de se levar em conta a formação de professores e o processo biológico de aquisição de informação. “A captação do conhecimento vem a partir dos sentidos visuais, ao evitar a tradução para que o cérebro entenda aquele termo como um novo código linguístico e compreenda o que aquilo significa”, detalha a consultora pedagógica da Uptake Idiomas.

Para a fixação e entendimento do ensino bilíngue em JF, a franquia tem se modernizado e trabalhado com o conhecimento de forma espiralada, como estratégia pedagógica. “Num primeiro momento, o aluno assimila o conteúdo. No entanto, ele ainda não o domina a ponto de utilizar o vocabulário dentro de uma estrutura de forma natural. A medida que um assunto é revisitado pelo estudante ao longo do curso, a escola trabalha com diferentes níveis de complexidade e, consequentemente, estimula o aprofundamento dos conhecimentos. A aprendizagem, portanto, se torna eficiente”, diz.

Além disso, o material didático atualizado e as pesquisas aprofundadas pela franquia reverberam no resultado ao final de cada curso. Na Uptake, anualmente esses conteúdos são revisados a fim de garantir aos alunos ensino moderno e conectado ao mundo atual.

Ensino bilíngue em JF: Estimular por meio dos sentidos

Ao aprender uma nova língua, o aluno percorre os mesmos caminhos ao nascer até aprender a língua materna. A escola precisa compreender tal entendimento e combiná-lo ao contexto de muitas informações, para fazer uso das melhores estratégias.

Cada vez mais, o mercado exige profissionais fluentes. Saber inglês é uma vantagem competitiva e um diferencial imprescindível, especialmente no Brasil, onde apenas 5% da população possuem algum conhecimento na língua e fluência. O inglês lidera ainda a produção de conhecimento acadêmico, além de representar qualificação educacional e cultural, afirmando sua importância no mundo moderno.

“Esse espiralar da metodologia Uptake traz outras abordagens de uma mesma informação”, frisa Ana Regina. Apesar de as aulas acontecerem em turmas, a escola entende a individualidade de cada aluno e usa apelos visuais, auditivos e sinestésicos para compreender e abarcar necessidades específicas. Com material didático que atende todos os perfis de alunos, a franquia faz uso de um método brasileiro para ensinar brasileiros. “Não é necessário que caibamos em processos estrangeiros, diferentes de nossas referências e realidades”, assevera Ana Regina.

Leia também: Ensino bilíngue chega a escolas de bairros

Conheça as principais vantagens de ser um franqueado Uptake Idiomas. Clique aqui e saiba mais.

Por Uptake Idiomas

06/12/2020 às 07h00

Matéria publicada em: Tribuna de Minas

Voltar para Novidades